Semanário16
Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Área de Projecto – 12º B 2010/2011
Semanário nº16
Semana de 23 a 27 de Maio
16.1 - Actividades
Esta semana, o grupo viu-se obrigado, devido a circunstâncias do momento e á falta de tempo a acelerar o trabalho e a aplicar ainda mais empenho e esforço no que até cá tem feito. Assim sendo, esta foi das semanas mais produtivas, pois apresentamos avanços em todos os “projectos” em que estamos inseridos (Site, blogue, panfletos, dissertação, etc.)
14.2 – Conteúdo
“Teste universal quer avaliar QI da inteligência artificial”
Métrica da inteligência artificial
Serão os sistemas de inteligência artificial actuais realmente mais inteligentes do que aqueles projectados 20 anos atrás? E como determinar se os robôs ou os sistemas destinados a extrair informações de bibliotecas digitais estão realmente se tornando mais inteligentes? As respostas a estas questões são cruciais, entre outras situações, para determinar se haverá ganhos reais em actualizar a versão de um sistema de inteligência artificial. E, no futuro, poderão representar uma métrica para avaliar se uma nova geração de robôs assistentes é de fato mais inteligente do que o velho robô que lhe vem ajudando há tantos anos.
Teste Universal de Inteligência
Para tentar responder a questões desse tipo, os pesquisadores procuram por aquilo que eles chamam de Teste Universal de Inteligência. Segundo os teóricos, há vários elementos essenciais para caracterizar um teste de inteligência realmente universal. Tudo começa com um teste que possa ser aplicado a qualquer sujeito, seja ele biológico ou não. A segunda exigência é que ele possa ser aplicado ao sujeito em qualquer fase do seu desenvolvimento. Se for um ser biológico, o teste deve funcionar igualmente para crianças e adultos; se for um ser não-biológico, o teste deve ser aplicável a qualquer versão do "mecanismo". É necessário ainda que se garanta que o teste não fique obsoleto: para ser universal, ele deve servir para qualquer sujeito ou sistema, agora e no futuro. O teste universal de inteligência também não deve ser preconceituoso: ele deve ser capaz de mensurar qualquer nível de inteligência, em uma escala de zero a genial. Por fim, o teste deve incremental e conclusivo em qualquer ponto de sua aplicação - em outras palavras, deve ser possível interromper o teste a qualquer momento e, ainda assim, ter-se uma métrica razoável da inteligência.
Website do Grupo:https://robot-art.webnode.com
E-mail do Líder: ruben_rodrigues4@hotmail.com
Website área Projecto: https://esob.portal-escolar.com
Prof. Aquiles Boiça