1.1.3.2 - Desporto;

 

A robótica esta cada dia a evoluir em todas as áreas, nomeadamente no desporto, onde, os criadores tentam melhorar e aproximar os robôs dos seres humanos, podendo um dia superá-los.

O desporto que mais se destaca é o futebol robótico, que passamos uma breve apresentação sobre este desporto e mais tarde vamos passar uma cronologia das mais importantes criações no desporto.

Futebol Robótico

 

A liga de Futebol Robótico Médio (FRM) (em Inglês Middle size league) é uma competição de futebol robótico que se realiza a nível internacional no evento RoboCup e em Portugal no evento Festival Nacional de Robótica (Esta prova qualifica as equipas portuguesas para a prova RoboCup Small Size League).O evento éjogado por duas equipas de 5 robôs móveis autónomos com rodas (na quase totalidade das equipas), com uma altura que varia entre os 50 cm e os 90 cm. Toda a informação relativa ao ambiente é obtida pelos seus sensores e são capazes de comunicar entre eles via wireless. Tirando a introdução e remoção de robôs do terreno de jogo e recolocação da bola em campo, não é permitida qualquer intervenção humana durante o jogo.Nesta liga os robôs têm uma dimensão máxima de 50 cm de diâmetro, 80 cm de altura e 40 Kg de peso.Duas equipas de robôs jogam um jogo de futebol num campo de cerca de 12x8 metros, em que todos os sensores utilizados estão no próprio robô. As entidades do jogo são distinguidas por cores; assim, a bola é vermelha, as balizas são uma azul e outra amarela, o chão é verde, e os robôs são maioritariamente pretos (esta cor é considerada obstáculo). 

Os robôs das duas equipas são distinguidos através da utilização de uma faixa azul marinho ou roxo. Cada equipa é composta por 4 a 6 robôs, sendo que nenhuma equipa pode jogar com mais de um jogador de diferença. É permitida comunicação entre os robôs através de rede wireless. O árbitro humano, envia comandos aos robôs através de um computador, para enviar os seus comandos (faltas, cantos, fora, ponta-pé de baliza, etc.)Não é permitida qualquer intervenção humana durante o jogo, exceptuando-se quando for necessário retirar/introduzir um robô no campo.

 

                                                          

 

 

 

 

 

1930 O professor de golfe 
     Em 1930 na comédia Long Love In The Rough propuseram a ideia de um professor robô que ajuda os jogadores a melhorar o seu swing.  A ideia permanece no papel e na ficção, torna-se realidade 70 anos depois, quando a Nike desenvolveu um braço robótico, em 2000, para teste. 
 1956 Futebolistas Robô 
     O inventor alemão Josef Pachta fez "futebolistas robô" que lançam bolas para auxiliar os treinos simulando os jogadores adversários
 1981 O jogador de snooker 
     "Hissing Sid", um mecânico desenvolveu um mecanismo capaz de jogar snooker, analisando os detalhes do jogo e seleccionando a melhor jogada para efectuar no momento.
 1997 Mais futebolistas robô 
     No Japão organiza-se a primeira RoboCup, um torneio de futebol aberto apenas para as máquinas.  O verdadeiro objectivo do torneio (que ainda decorre anualmente) está em desenvolver uma equipe de 11 robots do futebol em 2050 que poderia bater a equipa de Homens vencedora do Campeonato do Mundo.